sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Thiago & Silencio, Razão vs. Emoção

Alguém já viu um coração? Digo um coração de verdade, suspenso em um pequeno oceano particular de formol com vidro em volta e uma linda tampa de metal hermeticamente fechada no topo. Pouco romantico, não é? Dificil imaginar algo que falamos com tanta emoção, suspenso em formol, deteriorando-se vagarosamente. Estranho que a primeira vez que me deparei com isso foi em um museu de ciências naturais, achei estranho o quanto ele não era nada parecido com os corações que desenhava nos cartões para meus pais. Lembrei disso essa noite, o quanto o coração metaforico, é lindo. Enquanto o nosso coração real, é uma massa muscular com veias saltadas, que fica com as extremidades esbranquiçadas quando ficam muito tempo embebidas de formol ou alcool. Pensar empiricamente é bom também, abre os olhos, impede as ilusões dos nossos sentidos de atrapalharem nosso raciocinio logico e coerente. Mas o fato é, o coração metafórico, é lindo.
Estranho essa diferença que tem o pensamento romantico (emoção) do pensamento empirico (razão), o romantismo deixa as coisas com proporções exageradas tudo parece grande, lindo, vivo e brilhante. E agora eu paro e vejo que essas sensações vem dos sentidos processando informações que você está dando demasiada importancia e isso libera milhões de hormonios, enzimas e etc. Para tornar a captação desse momento parte da sua memoria de longo prazo, que pode ser acessada a qualquer momento com um pouco de concentração, e ficar revivendo, e revivendo, e revivendo. Em um eterno dejavú.
Algumas coisas estão abrindo meus olhos nesse sentido, do pensamento racional, eu tenho muitos valores romanticos os quais eu nunca parei para pensar seriamente a respeito. E agora que tive esse tempo para pensar, e coisas que me distrairam dessa loucura emocional. Eu vejo o quanto perdi meu tempo com valores inadequados, alguns que eu nunca acreditei, que passei a adotar achando que seria o melhor para mim, para meu corpo e para minha sanidade mental. Bobagem.
É lindo ser romantico, quem não quer ouvir de alguém " nossa, como você é romantico, isso que eu mais amo em nós dois.", mas ser romantico dá trabalho, tem as lagrimas, tem a saudade, tem a dor da separação, tem o desapego, a negação.... a lista é sem fim. Se consegues sobreviver a isso, parabéns! És um Romantico! Nossa que prêmio. Mas, é lindo.
O truque é ir pelo meio dos dois, nem romantico de mais, nem racional de menos, por mais simples que possa parecer lendo, é a parte mais dificil da vida, não deixar as emoções cegarem a tua razão e especialmente o teu processamento das informações sensoriais.

Mas lembre-se, o coração metaforico É lindo, não ponha ele junto no teu oceano particular de formol. Nunca.

Nenhum comentário: